Sobre os ombros de gigantes: a ciência não é uma invenção moderna

Platão não era o nome verdadeiro do famoso filósofo grego. De acordo com Diógenes Laércio, na obra Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres (III, 5), seu nome verdadeiro era Arístocles, como seu avô. Ainda na adolescência, porém, seu treinador de luta, Aristão de Argos, o apelidou de Platão, que significa “ombros largos”, por conta de sua figura robusta. Sabe-se que Platão era um excelente atleta e que chegou a participar dos jogos olímpicos como lutador. Muitos séculos mais tarde, em 1928, o filósofo inglês Alfred North Whitehead escreveu esta emblemática frase: “A definição mais precisa da filosofia ocidental é a de que ela não passa de uma sucessão de notas de rodapé da obra de Platão”. Whitehead tem razão. Não tem jeito: estamos todos sobre os ombros largos de Platão.

E já que falamos em ombros, é impossível não lembrar de uma famosa citação atribuída a Isaac Newton, que costumava dizer que, se conseguiu enxergar mais longe, é porque estava vendo de cima dos ombros de gigantes que o precederam. Chesterton, por sua vez, escreveu: “Ora, pareceu-me injusto que a humanidade se ocupasse perpetuamente em chamar de más todas aquelas coisas que foram boas o suficiente para tornar outras coisas melhores, em eternamente chutar a escada pela qual subiu. Pareceu-me que o progresso deveria ser algo mais além de um contínuo parricídio; portanto, investiguei os montes de entulho da humanidade e encontrei tesouros em todos”. A tabela abaixo exemplifica isso muito bem. Nela, podemos comparar exemplos de teorias e descobertas científicas consideradas “modernas” e constatar que elas já eram conhecidas na antiguidade.

Veja também: A Terra é redonda e disso os antigos já sabiam
O filósofo árabe que formulou teoria da evolução mil anos antes de Darwin

Exemplos de descobertas científicas e tecnológicasJá conhecidas ou postuladas no mundo Grego porRedescobertas a partir do Século XVI por
Teoria atômicaDemócrito (Séc. V a.C.)
Leucipo (Séc. V a.C.)
1661 – Boyle
1805 – Dalton
Teoria da evoluçãoAnaximandro (Séc. VI a.C.)
Al-Jahiz (Séc. VIII d.C.)
1859 – Darwin
A Terra é um planetaPitágoras (Séc. VI a.C.)
Anaximandro (Séc. VI a.C.)
Heráclito do Ponto (Séc. IV a.C.)
1543 – Copérnico
Influência da Lua sobre as marésPossidônio (Séc. I a.C.)1609 – Kepler
A Lua brilha com luz refletidaParmênides (Séc. VI a.C.)1610 – Galileu
Há planetas para além de SaturnoDemócrito (Séc. V a.C.)
Anaxímenes (Séc. V a.C.)
1781 – Urano
1846 – Netuno
1930 – Plutão
A Via Láctea é uma nebulosa de estrelasDemócrito (Séc. V a.C.)1610 – Galileu
Meteoritos são pedras do espaçoDiógenes de Apolônia (Séc. V a.C.)1803 – Academia de Ciências de Paris
Música das esferasPitágoras (Séc. VI a.C.)1930 – Jansky-Reber
Robôs e computadoresAutômatos de Dédalo (2500 a.C.)
Computador de Antikythera (65 a.C.)
1950 – Wiermer

heliocentrismo ciencia ombros gigantes

Descubra mais sobre CHARLEZINE

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Publicado por Charles Andrade

Filósofo (PhD), amante do saber, da estrada e da natureza. Pai de Catarina e Matias, casado com Mila.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre CHARLEZINE

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading