Trinta versos inéditos de Empédocles descobertos em um papiro no Egito

Fragmento ignorado por décadas no Cairo permite acessar, pela primeira vez desde a Antiguidade, parte original da obra do filósofo pré-socrático Empédocles. Durante décadas, um documento permaneceu praticamente ignorado em um arquivo do Cairo, no Egito. Analisado com mais minúcia, no entanto, esse discreto fragmento de papiro permitiu reconhecer algo inesperado: trinta versos até então desconhecidos deContinuar lendo “Trinta versos inéditos de Empédocles descobertos em um papiro no Egito”

Entrevista em vídeo do criador da teoria do Big Bang

Talvez você não saiba, mas o pai da teoria do Big Bang – o modelo científico mais aceito atualmente para explicar o início do universo — é um físico belga que também era padre: Georges Lemaître (1894-1966), que apresentou sua hipótese do “átomo primordial” em 1931. Pois saiba que em 1964 (dois anos antes deContinuar lendo “Entrevista em vídeo do criador da teoria do Big Bang”

Como resetar a humanidade

Muito se fala na possibilidade de extinção do homo sapiens causada por um vírus extremamente mortal, uma hecatombe nuclear, uma colisão de um grande meteoro com nosso planeta ou qualquer outra catástrofe de proporções mundiais. Mas não podemos desconsiderar a chance de, em um desses casos, restarem uns poucos remanescentes de nossa espécie aptos aContinuar lendo “Como resetar a humanidade”

O papel tem futuro

Para o escritor americano Nicholas Basbanes, que pesquisou a história dos meios de conservar a escrita, o papel continuará a ser importante para a humanidade, porque jamais será substituído. É o que mostra a matéria a seguir, da revista Época. “A sociedade sem papel está se aproximando, queiramos ou não. Podemos escolher ignorar o mundoContinuar lendo “O papel tem futuro”