Estado de flow: como otimizar a produtividade

Sabe quando você se envolve tão profundamente em uma atividade que nem vê as horas passarem? O foco é tão grande que nada nem ninguém te dispersa e, ao mesmo tempo, você se sente bem e produtivo. Parece que tudo está “fluindo”, sem muito esforço e desgaste físico ou mental. Isto é o que alguns psicólogos chamam de estado de flow (ou fluxo): uma condição que te leva à excelência enquanto trabalha, estuda ou desenvolve algum hobby.

Em um livro de 1990, intitulado “Flow: The Psychology of Optimal Experience” (Fluxo: a psicologia da experiência ideal, em tradução livre), o professor e psicólogo croata Mihaly Csikszentmihalyi defendeu que esse tal “estado de flow” depende da relação entre desafios e habilidades. O estado de flow só será alcançado quando a tarefa é desafiadora o suficiente para manter o seu cérebro motivado, na mesma proporção em que as suas habilidades são suficientes para enfrentar o desafio, sem torná-lo demasiadamente difícil. O modelo de flutuação da experiência é representado através do gráfico abaixo:

Funciona assim: se o nível de desafio for alto demais e suas habilidades estiverem em um nível baixo demais para dar conta deles, a tarefa se torna tão difícil a ponto de você sentir ansiedade; se o nível de desafio for baixo demais e suas habilidades estiverem em um nível alto demais, a tarefa se torna tão fácil que você sente tédio; mas se houver equivalência e a proporção certa entre desafio e habilidade, você alcança o estado de flow.

Mihaly concluiu que os indivíduos se sentem mais felizes e realizados quando estão imersos em projetos desafiadores: “Os melhores momentos de nossas vidas não são os tempos passivos, confortáveis e relaxantes. Os melhores momentos geralmente ocorrem quando somos levados ao limite em um esforço voluntário para realizar algo difícil e que vale a pena”.

Publicado por Charles Andrade

Filósofo (PhD), amante do saber, da estrada e da natureza. Pai de Catarina e Matias, casado com Mila.

Deixe um comentário