Estados brasileiros comparados a países

Veja também: População de São Paulo comparada

Os 193 países do mundo (reconhecidos pela ONU) possuem juntos uma área total de aproximadamente 136.620.898 km². Dividindo isso igualmente entre eles, temos que 707.880 km² é aproximadamente o tamanho médio de um país hoje. Considerando apenas o continente europeu, sua área total é de aproximadamente 10.180.000 km². Dividindo isso igualmente entre os 50 países que compõem a Europa, temos que 203.600 km² é aproximadamente o tamanho médio de um país europeu. A União Europeia, por sua vez, é formada por 28 países, quase como o Brasil, que tem 27 unidades federativas. No entanto, sua área total é de apenas 4.324.782 km², quase a metade do Brasil (8.515.767 km²). Fazendo com a UE os mesmos cálculos acima, temos que a área média de um país membro da UE é de 154.456 km². Resumindo, isso significa que boa parte da população mundial considera como sua pátria, sua nação, um território com área entre 200 e 700 mil km² (uma área do tamanho do estado de São Paulo, Minas Gerais ou Bahia).

Com dimensões continentais (8.515.767 km², quase o tamanho da Oceania), o Brasil está muito longe desse padrão; de modo que muitos Estados brasileiros possuem dimensões bem maiores que o tamanho médio de um país. Dizer que o Brasil é um país de proporções continentais já é um clichê. Em área, muitos de nossos Estados são maiores do que grandes potências europeias. Um professor universitário da Nova Zelândia, Roberto Rocco (que pelo nome desconfio que seja brasileiro), criou o mapa abaixo, que compara a área dos Estados brasileiros ao de vários países de todos os continentes. Talvez isso explique tantos sotaques e culturas diferentes em cada estado brasileiro.

estados-paises


Criação de novos Estados brasileiros

Você sabia que, se todos os processos de fragmentação atualmente em trâmite na Câmara e no Senado fossem aprovados, o Brasil passaria a ter 40 unidades federativas? Só a título de curiosidade, olha como ficaria o nosso mapa político:

Brasil_NovosEstados


Nomes dos Estados brasileiros

Um comentário em “Estados brasileiros comparados a países

  1. Charles, este é um questionamento que me faço com frequência. Até que ponto o arranjo geográfico (e a delimitação de divisas estaduais) exerce influência nos processos políticos, culturais e sociais de uma região? Por que existe o ufanismo do Brasil continental?
    O que você escreveu faz de fato, muito sentido. No meu caso, por exemplo, moro no estado do Rio de Janeiro, percebo que existe afinidade cultural com os capixabas, o clima é semelhante, são estados litorâneos, próximos geograficamente (o que facilita as trocas), com o mesmo perfil industrial e exportador. Apesar de serem alguns dos menores estados da federação sua área combinada corresponde praticamente a área de Portugal e ao dobro da área de países como Bélgica, Holanda ou Dinamarca.
    Por outro lado vejo o exemplo do Município de Altamira no Pará, com área de 159.000 km² é quase do tamanho da Tunísia e maior do que o estado do Ceará! Tem alguma coisa errada aí, não concorda?! “Ihhh minha querida, o carnê de IPTU veio com o valor errado de novo, vou pegar um avião dar um pulinho na prefeitura e já volto”
    Como você expôs, também não sou favorável a uma dissolução generalizada do Brasil, penso porém que outros arranjos geográficos seriam úteis, além disso, uma organização confederada iria atender melhor as particularidades de cada região, com maior autonomia para debater seus problemas e buscar soluções específicas para cada região.
    Mas é só uma ideia.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s