O mundo com apenas 30 países

Em mais uma de minhas brincadeiras cartográficas, imaginei como seria o mundo se, em vez de mais de 200, houvessem apenas 30 países. O resultado foi esse mapa mundi simplificado (clique na imagem para ver em tamanho maior).

mapa mundo com apenas 30 países

PS.: Cogitei usar Ibéria, Gália, Britânia, Germânia, Escandinávia e Bálcãs no lugar de Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Suécia e Grécia, respectivamente; mas achei que poucos entenderiam tantas referências medievais.

6 comentários em “O mundo com apenas 30 países

      1. Gostei da provocação. Talvez eu fizesse um pouco diferente, por exemplo, chamaria de Ibéria e não de Espanha, Escandinávia e não Suécia, Britânia e não Inglaterra… Canadá? América? É tudo a mesma coisa então eu chamaria tudo de uma coisa só. Pronto ainda economizei um país, o que você acha?

        PS.:Eu sou John Galt.

        Curtir

  1. Gostei. Só acho que poderia fundir América e Canadá e separar a Grécia entre Grécia e Iugoslávia, porque países como a Sérvia são muito diferentes da Grécia em todos os aspectos.

    Curtir

    1. Era possível, mas eu pensei também no tamanho geográfico de cada “país”, em manter um padrão, para que não ficasse muito grande nem muito pequeno em extensão. Juntar EUA e Canadá em um só ficaria muito grande. Foi pelo mesmo motivo que dividi a Rússia em dois, acrescentando a Sibéria, e juntei o Japão com as duas Coreias e uma parte da China. Por outro lado, separar Grécia e Iugoslávia criaria “países” muito pequenos e que nem são grandes potências europeias.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s