Por que Recife é a capital do Nordeste?

Recife

“Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente”, propõe a música Nordeste Independente, dos paraibanos Bráulio Tavares (escritor e compositor) e Ivanildo Vilanova (poeta repentista), que foi interpretada e gravada pela primeira vez pela cantora paraibana Elba Ramalho no início dos anos 1980. A canção é um manifesto contra a discriminação sofrida pelo Nordeste, que gerou muita polêmica na época. “Já que existe no sul esse conceito que o nordeste é ruim, seco e ingrato… Já que existe a separação de fato, é preciso torná-la de direito… Quando um dia qualquer isso for feito, todos dois vão lucrar imensamente… Começando uma vida diferente da que a gente até hoje tem vivido… Imagina o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente”, sugere a primeira estrofe.

Sim: a ideia é utópica, improvável, ficcional e conta com muita licença poética, mas o movimento separatista do Nordeste existe há muito tempo e é mais organizado do que você imagina. Já existem trabalhos acadêmicos e livros publicados sobre esse tema e, desde 1992, existe em Pernambuco o GESNI (Grupo de Estudos sobre o Nordeste Independente), que é um movimento pacífico e organizado que examina as possibilidades de independência e melhorias no território nordestino. Jaques Ribemboim, fundador do grupo, é professor doutor em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em economia pela University College of London, na Inglaterra. Ele também é autor do livro Nordeste Independente, publicado em 2002. Além do GESNI, o Nordeste já contou com movimentos separatistas mais antigos como a Conspiração dos Suaçunas, Revolução Pernambucana, Confederação do Equador e Revolução Praieira.

Não quero entrar no mérito dessa questão, mas esta semana, conversando com alguns amigos, nos permitimos imaginar essa possibilidade e ficamos a debater sobre qual seria a capital desse novo país. Qual cidade receberia o título de capital do Nordeste? Qual é a cidade mais importante para a região, seja do ponto de vista político, econômico, geográfico, histórico ou cultural? As candidatas logo emergiram, destacando-se das demais: Salvador, Fortaleza ou Recife. E agora? Como decidiríamos? Quais seriam os critérios da escolha? Após muita conversa, chegamos a um consenso: Recife seria a capital do Nordeste; pelos seguintes motivos:

NOTA: Nasci em João Pessoa, moro em Campinas-SP e não tenho qualquer ligação com nenhuma das três cidades mencionadas.


GEOGRAFIA

Observe o mapa do Nordeste. Dentre as três cidades candidatas, Salvador fica bem ao sul, Fortaleza fica bem ao norte, e Recife fica bem no centro da região. Recife tem ao norte as capitais estaduais João Pessoa e Natal separando-a de Fortaleza; e tem ao sul as capitais estaduais Maceió e Aracaju separando-a de Salvador. Se Brasília foi construída praticamente no meio de um deserto para ser a capital federal, apenas porque aquela era uma região geograficamente mais central, isso significa que, para nós, esse quesito é importante. E nele, em se tratando de Nordeste, Recife sai na frente.


HISTÓRIA

A cidade do Recife foi fundada em 1537 e é a capital mais antiga do Brasil. Muitos dos mais importantes eventos da História do Brasil aconteceram lá, como a Guerra dos Mascates (1710-1711), a Revolução Pernambucana (1817), a Confederação do Equador (1824), a Revolta Praieira (1848-1850), entre outros. No início do século 20, antes da ascensão meteórica de São Paulo, Recife só perdia em importância política e econômica para o Rio de Janeiro, que na ocasião era a capital do Brasil (Brasília só foi fundada em 1960). Na década de 1970, Recife era ainda a terceira maior metrópole brasileira, atrás apenas do Rio de Janeiro e São Paulo. Principal centro financeiro do Brasil Colônia até meados do século 18, a metrópole pernambucana abriga importantes cidades históricas, como Olinda, cujo centro histórico é Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.


POLÍTICA

A região metropolitana do Recife é o maior aglomerado urbano do Norte-Nordeste, o 5ª maior do Brasil e um dos 120 maiores do mundo, com uma população de 4,5 milhões de habitantes. Ela é a terceira área metropolitana mais densamente habitada do país, superada apenas por São Paulo e Rio de Janeiro. A capital pernambucana está atrás somente de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo na hierarquia da gestão federal. Recife tem ainda o maior número de consulados estrangeiros fora do eixo Rio-São Paulo, sendo inclusive a única cidade, com exceção daquelas duas, que tem Consulados-Gerais de países como Estados Unidos, China, França e Reino Unido.


ECONOMIA

Recife é a metrópole mais rica do Norte-Nordeste em PIB, além de ser o maior pólo industrial e econômico do Nordeste. Destaca-se por possuir a melhor universidade do Norte-Nordeste, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); o 2º maior polo médico do Brasil; o 9º maior número de arranha-céus das Américas; o melhor aeroporto do Brasil, o Aeroporto Internacional do Recife (Guararapes); e o Complexo Industrial e Portuário de Suape, que abriga o Porto de Suape (melhor porto do Brasil), o Estaleiro Atlântico Sul (maior estaleiro do hemisfério sul), entre outros empreendimentos. O metrô do Recife é composto atualmente de 28 estações, com linhas que somam 39,5 quilômetros de extensão, transportando cerca de 225 mil usuários por dia. O Shopping RioMar, localizado na Zona Sul, é o maior centro de compras do Norte-Nordeste e o 3º maior do Brasil.

A cidade é considerada um dos mais importantes polos de tecnologia da informação do país. O Porto Digital, que abriga mais de 200 empresas, entre elas multinacionais como Motorola, Nokia, IBM e Microsoft, é reconhecido internacionalmente como o maior parque tecnológico do Brasil em faturamento e número de empresas. O Centro de Informática da UFPE fornece mão de obra para o polo, que gera 7 mil empregos e tem participação de 3,5% no PIB do Estado de Pernambuco. Por isso alguns especialistas chamam a capital pernambucana de Vale do Silício brasileira.

A cidade foi eleita por pesquisa encomendada pela MasterCard Worldwide como uma das 65 cidades com economia mais desenvolvida dos mercados emergentes no mundo. Apenas 5 cidades brasileiras entraram nessa lista, e Recife ficou em 4º lugar, após São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Segundo a consultoria britânica PwC, Recife será uma das 100 cidades mais ricas do mundo até 2020, à frente de cidades como Munique (Alemanha), Nápoles (Itália) e Amsterdã (Holanda). Recife destaca-se ainda por ser a capital nordestina com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo dados da ONU de 2010, figurando como a capital mais alfabetizada, com a menor incidência de pobreza e a com a maior renda média domiciliar mensal do Nordeste.


CULTURA

A cidade do Recife deu origem a nomes como Nelson Rodrigues, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, Gilberto Freyre, Manuel Bandeira, Joaquim Nabuco, entre outros, como Ariano Suassuna, que nasceu na Paraíba, mas vivia no Recife e se considerava pernambucano de coração. Na música, Recife deu ao Brasil e ao mundo nomes como Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Reginaldo Rossi, Lenine, Bezerra da Silva, Michael Sullivan, Chico Science e Nação Zumbi, entre tantos outros. Recife também é a casa do Galo da Madrugada, reconhecido pelo Guinness Book (o livro dos recordes) como o maior bloco carnavalesco do mundo, que todos os anos arrasta cerca de 2,5 milhões de foliões pelas ruas do centro histórico. O frevo, um dos principais gêneros musicais nascidos no Recife, foi declarado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. E não podemos esquecer do maracatu, ritmo regional responsável pelo surgimento, nos anos 1990, do movimento manguebeat, uma das maiores provas de que momentos de efervescência cultural elevam a auto estima de uma cidade e influenciam no crescimento da economia. Recife possui uma cultura própria e independente. Poetas já chamaram Recife de “Veneza Brasileira”, “Florença dos Trópicos”, “Cidade Maurícia” e “Manguetown“.

175 comentários em “Por que Recife é a capital do Nordeste?

  1. Recife tem que se contentar como a simples capital do Estado,com o crescimento estrondoso do estado da Bahia,principalmente Salvador e RM,não vai demorar muito para a capital baiana desbancar as famosas capitais sulistas,fiquei impressionando com o avanço daquele estado e da capital…Odeio o PT,mas tenho que reconhecer que por lá a coisa ta funcionando..

    Curtir

  2. Acredito
    Salvador seria a capital do Nordeste
    Posso ter apenas 14 anos, mas sei que a capital baiana é a de maior PIB do nordeste
    também é qualificada por sua história com terra mãe do Brasil e também por ser a primeira capital do brasil
    sendo a segunda capital mais antiga da região ela também é a “dominante”
    sendo a 4° maior capital, ficando atrás de (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília)
    a capital baiana tem como sua cultura a maior comunidade afro fora da África
    Salvador tem o axé de possível capital do nordeste

    Curtir

  3. Sou paulistano e moro no Recife há algum tempo
    Posso afirmar com toda certeza que Recife e sem dúvida a mais rica e poderosa cidade do NE.
    Conheço todas as 3 e digo que perto do Recife , Fortaleza não passa de um balneário, e Salvador um mero berço de cultura e arquitetura ( que alias Recife também é)
    Recife tem pujança, poder , e até os problemas de uma metrópole de verdade
    Qualquer paulistano como eu se sente em.casa casa aqui , Recife e verdadeiramente uma metropole.Salvador e Fortaleza são cidades grandes, enormes , mas jamais uma metrópole.

    Curtir

    1. Tb sou paulistano e descordo de vc !

      Sou de alphaville em barueri . Ja morei em recife e fortaleza .

      E sem duvida salvador e muito maior que recife e fortaleza dados wikeppedia .

      As construcoes mais caras estao em salvador edficacoes sao muitos predios de alto luxo de 40 e 43 andares apartamentos de 12 milhoes na vitoria e casas de 18 milhoes em alphaville salvador . Sao 9 shopping .

      Recife e fortaleza nao tem nem tuneis a infra estrutura de rodagem em recife e precaria demais ruas apertadas cheias de buracos e ruim para dirigir .

      SSA ja passou por isso faz tempo aqui tem transito mesmo . Pista larga sem buraco engenharia de trafego .e ainda sim o transito trava .

      O verdadeiro ranking e assim :

      Sao paulo

      Rio de janeiro

      Salvador

      Brasilia

      Belo horizonte
      —————————– G 1
      Curitiba

      Porto alegre

      Florianopolis

      Fortaleza

      Recife
      —————————— G 2

      Como ver recife tem um caminho muito llongo pela frente . Comeca crescendo as avenidas e tapando os buracos e um bom caminho .
      Recife pode utilizar salvador como espelho .isso acontece entre irmaos menores e maiores .
      A luta de recife hj e com fortaleza .
      Mais tenho certeza que ba terra bahiana todos serao muito bem recebidos . Assim como fui .

      Ciente de que para recife e fortaleza passar para o G1 . tem muita infraestrutura pela frente iclusive agro,cultural, turismo que tudo isso ja envolve a bahia .

      O lugar mais diversificado que ja conheci na minha vida .
      Na parte agro e modelo ,ind quimica .petroqumica .o berco do plastico da america latina e aqui em camacari ( braskem ).em fim verdadeiramente e cada macaco no seu galho
      Tenho fe que um dia pernambuco e ceara chegue proximo da bahia .
      Mas ficando cientes que a bahia nao para de crescer e com bala na agulha .

      Abracos a todos

      Curtir

  4. Nossa Recife capital do nordeste nunca é só vc ir para o Recife pra vc ver a desigualdade eu fui e me assaltaram o povo que se acha os rios realmente fede e eles não tem nem vergonha de oferecer passeios pelos os rio e chamar de Veneza brasileira só que não parece a zona pobre dá Malásia, Salvador é um cidade linda um povo lindo e como baiano que sou não vou comparar Salvador com Recife uma cidade que alguns anos atrás era ou eu não sei se ainda é a capital mais perigosa do Brasil a e em termos de modernidade Salvador tem o metro quadrado mais caro do nordeste que o bairro do corredor da Vitória e tem a Barra, Rio Vermelho, Itaigara vários outros e eu não que um jornalista medíocre pode falar daqui que parece que vc nunca veio a salvador.

    Curtir

    1. Nunca ouvir tantas mentiras , olha pesquisa melhor vamos ser realistas , não é porque sou paraibano é que tudo será melhor em meu estado ou cidade , eu vi em uma revista uma pesquisa que listou as cidades mais caras do mundo dentre elas 15 era brasileiras e 3 do nordeste , Recife saiu como a mais cara do nordeste , pesquisa melhor pra depois não falar de algo que não sabe , pra não passaram vergonha

      Curtir

    2. Olha com toda sinceridade já fui a Salvador , a cidade respira cultura amei , agora vc falar que a cidade do Recife fede e é suja ? E desigualdade é grande ? Cara salvador fede muito ali no Pelourinho nossa fede muito , e desigualdade nem se fala , nunca vi tanta gente feia em.um só lugar , povo mal educado e difícil de fazer amizade , e fedorento também , amo o nordeste e todas as capitais o povo é maravilhoso hospitaleiro , com exceção salvador , moraria em qualque capital do nordeste sem bronca , agora salvador jamais

      Curtir

  5. Recife é a maior e melhor cidade do nordeste, se contente com isso, na Bahia só tem putaria e gente mal educadas, fortaleza é umas das cidades mais violenta e perigosa do nordeste, xiuu vcs aí e se contente com o nosso maravilhoso recife..

    Curtir

      1. Sou baiano e soteropolitano, sou apaixonado por minha cidade, mas eu também sou fã de Recife e Fortaleza. Cada lugar tem suas particularidades e as três têm condições de ser uma capital do nordeste. Eu considero Recife um pouco na frente por estar, politicamente, no centro da Região NE. Nordestino que fica com essa mania de se achar o maior e o melhor em tudo é nordestino nutella pombo sujo!

        Curtir

  6. Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe tudo fazia parte do Estado de Pernambuco, mais com as divisões de terras ficaram assim, Pernambuco já foi considerado um País na Época Colonial.

    Curtir

  7. Concordo em quase tudo que Recife seria a maior e mais importante cidade do ¨novo país¨ mas isso não significa que ela teria que ser a capital necessariamente. Por uma questão estratégica eu jamais escolheria qualquer cidade litorânea para capital, escolheria uma cidade do interior até para que esse se desenvolvesse mais. Então a escolha ficaria talvez entre Caruaru, Petrolina e Guaranhuns.

    Curtir

    1. Bahia é a Terra Mãe do Brasil, não fazemos questão nenhuma de nos separar, sempre tivemos na vanguarda brasileira, culturalmente, artisticamente, na culinária, vocação turística natural mesmo tendo passado períodos negros, e com a mídia que não favorece, quiserem fazer um país, tira meu estado, e Sergipe (que historicamente/atualmente é aliada com a Bahia, inclusive já foi território baiano, e como descendente de sergipano também não faço questão)!

      Curtir

  8. O PIB da região metropolitana do Recife é o maior das 3 grandes metrópoles. A população de 3.94 milhões de habitantes também é a maior, assim como a Renda Per Capita, que está em 24 mil reais anuais por habitante.

    Curtir

  9. Você tem certeza, que Recife possui o maior PIB do Nordeste?
    O IBGE diz outra coisa:

    MUNICIPIO
    UF
    PIB (R$ 1.000)
    POSIÇÃO NACIONAL
    Fortaleza
    CE
    43.402.190
    10
    Salvador
    BA
    39.866.168
    12
    Recife
    PE
    36.821.898
    15
    São Luís
    MA
    24.601.718
    23
    Maceió
    AL
    13.694.808
    41
    Natal
    RN
    13.291.345
    43
    Camaçari
    BA
    12.669.924
    46
    Teresina
    PI
    12.306.772
    50
    Ipojuca
    PE
    11.595.851
    55
    João Pessoa
    PB
    11.225.777
    57
    Fonte
    IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA.

    Curtir

      1. Caros amigos nao se compara uma capital sem o estado .

        Sou paulista moro na bahia sou empresario ja morei em recife , fortaleza .

        Sem duvida o estado mais forte e a BAHIA em todos os aspectos . Salvador tem a BAHIA por tras .

        Sem menosprezar os demais estados mas comparados a BA O CE e PE sao menos afortunados .

        Acho que PE e CE devem esquecer a BA e procurar crescer pq o 4 estado mais rico do brasil decidiu agora investir na capital com a gestao de RUI COSTA . E a coisa esta ficando feia para MG E RJ imagine o resto PE e CE .

        sao obras verdadeiramente gigantes . Tais como
        Anpliacao metro para 46 km + vlt aeroporto conforme empresa francesa que ja assumio o aeroporto . Onde tera hub da AIR FRANCE e demais AIR EUROPA . europeias e americanas
        Estao interljgando o interior a capital atraves de 5 aeroportos funcionais hj na bahia . SSA , IOS, VDC , BAR , BPS .

        ASSIM TB A PONTE TAO ESPERADA SALVADOR X ITAPARICA . aproximando salvador de SP 300KM A menos .

        Segura na cadeira PE e CE .
        pq estado que tem forca mostra
        E a BAHIA tem bala amigos .

        E o segundo maior efetivo de viatura e PM do brasil.

        Nao se fala de salvador esquecendo BAHIA .

        ABRACO A TODOS .

        Curtir

    1. Concordo com vc grandes coisas ser capital de regiao .

      Mas para ser capital .tem que ter um estado a altura e numero de consumo .

      A capital e avaliada por numero de consumo
      Quantos aos numeros nao ha argumento
      Nao e pq e bem localizada que sera a capital
      Isso e mero devaneio.

      A avaliacao gira em torno de :

      Voos – 5 aeroportos SSA ,IOS, BPS,VDC,BRA e 21 pequenos .

      Celulares – 11 milhoes linhas

      Supermercados- 986 lojas no estado

      Shopping – 9 grandes 6 pequenos SSA

      Veiculos – 4.711.365,12

      Vias e avenidas – tuneis , viadutos av de 5 e 6 pistas

      Estradas – 11 pedagiadas 786 BA e 23 BR

      Habitantes – 16 milhoes BA SSA 3.1 milhao

      refinaria – 2 na BA

      Observe a infraestrutura e aceitaremos que e incomparavel com o PE e CE .

      CONTRA NUMEROS NAO HA ARGUMENTOS

      Acredite ainda falta colocar muita coisa .

      Abraco a todos irmaos ,

      Curtir

  10. Sou de São Paulo, e me sinto muito bem em Recife, vc vê a grande diferença que tem entre as outras duas.Até o povo de Recife é mais bonito,sofisticado e culto!

    Curtir

    1. (…) o povo de Recife é mais bonito,sofisticado e culto!

      E não podemos esquecer que a rola de pernambucano é a melhor do mundo… pica de açúcar!

      Curtir

  11. Sou Recifense e vi uma boba discussão sobre quem tem mais recursos; melhor IDH; poderes econômicos e influência em vários campos na história e na atualidade, assim qualificando-se como a melhor cidade, para ser uma capital regional. Sejamos menos utópicos pois somos fortes por ser um só país e todos somos o Brasil. Porém, para descontrair um pouco vamos falar sobre alguns fatos dos quais citaram nos comentários: 1. Falaram sobre a Bahia não fazer parte do NE e sim do leste??? Não existe mais essa classificação de divisão regional e a Bahia é do NE; 2. E sobre ser um estado de grandes proporções em questão territorial, se é ou for para recorrer ao passado e estudar, tudo a oeste do Rio São Francisco pertencia a Pernambuco e ou administrado pelo mesmo. Este fato deixa evidente desde já tão forte influência de PE em todo o NE. Entretanto, por desafiar Portugal e não querer pagar a coroa empréstimos e impostos, tenta-se a independência e com isso foi perdendo paulatinamente suas terras, sendo uma maneira de punição, já que o mesmo pagava muitas vezes através de terras aos exércitos de mercenários para lutar contra coroa Portuguesa (1 – Paraíba(1799); Ceará(1799); pedido através de carta régia para não ser mais administrados pelo governo de PE; 2 – Alagoas(1817); Rio Grande do Norte (1817); – após queda da Revolução Pernambucana; 3 – Comarca de São Francisco – queda da Confederação do Equador; além de ter passado a influenciar regiões por ser governada por Pernambucanos como Matias de Albuquerque que o mesmo funda a capital Natal – RN; Outro fato é os Emboabas(Pernambucanos), fundam em acordo comum com os Vicentinos (Paulistas) o estado de Minas de Ouros que logo passaria a ser chamado de Minas Gerais(Sudeste); Também total influência no Estado do Maranhão(NE) e Pará(Norte) No texto do Blog de Charles, fala com relação a influência de Recife e localização entre as principais capitais do NE, Além do fator econômico, do qual a região metropolitana do Recife realmente é a maior e com maior PIB; A realidade da cidade de Recife hoje, com relação ao tamanho territorial da cidade, assim como Olinda foi bastante reduzida devido a políticas públicas, para se ter dinheiro federal, dentro da região em menores cidades; no caso a cidade de Recife englobava até Rio Formoso – PE; eram uma única o que seria maior em território do que Salvador e Fortaleza; como também em população; Enfim, vários estados aplicaram está tática, não só no NE, mas como no Sul em SC; logo se ver o número elevado de municípios mesmo tendo o território estadual reduzido. Claro que temos que olhar para o futuro, e essas práticas foram inseridas por dois motivos, falta de recursos financeiros aplicados a regiões do Norte, Nordeste, Centro – Oeste e Sul do país; Devido as políticas das oligarquias do café com leite, onde concentrou os valores financeiros do país em SP e MG e o RJ só recebia algo por ser capital e o resto do Brasil ficou servindo a esse poder e prática. Hoje precisamos lutar por melhores distribuições de renda para todo o país e é isso que falta para conseguirmos igualarmos a média no Brasil e assim diminuir a concentração de renda em quase toda a região sudeste, lembrando que tanto o Espírito Santo que faz parte do sudeste não recebeu a atenção que os outros estados receberam e hoje SP e RJ, sofrem bolsões de pobrezas e favelizações assim como em menor proporções as capitais do NE, por concentrar na capital os recursos do estado e cada vez mais a meta é descentralizar, por isso foi citado a região metropolitana zona de influência da capital citada para ser a capital regional ou seja só uma liderança, pois fazemos parte do mesmo povo, da mesma nação e com uma rica e diversificada cultura, isso é o Brasil. E sobre Salvador, ter sido escolhido a primeira capital do Brasil, foi pelo simples fato do donatário da capitania da Bahia de todos os Santos ter morrido e a coroa instalou logo a sede do governo, também resolveu criar o governo da baseado na ideia das índias espanholas, pois não era preocupação desta colonizar o Brasil tão rapidamente, pois tinha outros interesses.

    Curtir

  12. Concordo além de ter o maior PIB do norte nordeste Recife tem o maior porto, o porto de Suape, uma refinaria de petróleo, Metrô q liga toda cidade e a região q aliás foi o primeiro do nordeste além de ser a mais industrializada com maior pólo medico e etc…. N tem como negar.

    Curtir

  13. Pernambucos, eles visaram vc’s mais centralisados no nordeste e nāo como os mais ricos e maiorais da nossa regiāo! Até hj 2017, FORTALEZA é a capital mais riiiiiica do nordeste do país, pode nāo ser a maior pq eu admito! SALVADOR é a maior capital no nordeste, mas segue a ordem “SALVADOR- FORTALEZA E recife”. Fortaleza hj é a 5 maior cidade do Brasil, mas todos sabem que FORTALEZA é a quarta maior do pais, eles elevam Brasilia maior por conta de ter varias cidades ao redor, mas FORTALEZA hj só perde p/ SAO PAULO, RIO DE JANEIRO E SALVADOR….! Segue a ordem… (SALVADOR maior capital do nordeste, FORTALEZA é a capital mais rica do nordeste e recife fica em 3lugar), sem tirar os meritos da bela cidade de recife.

    Curtir

  14. Calma jovens… Não sou nordestino, só fui para a Bahia e Recife, se fosse apenas questões econômicas políticas e casuais, possivelmente recife ficaria mas… precisaria de uma capital em seu meio… como assim? Simples, defesa, ter uma capital de um país em uma costa é loucura ao meu ver… a não ser uma grande potencia militar, que não seria o caso, então provavelmente iriam fazer uma do zero ou transformar um município ou cidade emergente em infla estrutura, como por exemplo Caruaru, mas pernambuco estaria de fora… por que? Simples novamente… Pernambuco, Bahia etc… Esses estados com costas marítimas iriam ser os mais ricos… Com Recife/Pernambuco seria sua capital econômica e empresarial. Acho que ficaria com Bahia Alagoas ou Rio grande do Norte…

    Curtir

  15. FERNANDO DE NORONHA ,PRAIA MAIS BONITA DO MUNDO É PERNAMBUANA.E ALEM DISSO NAO É SÓ O CARA QUE TA FALANDO , EM TODAS AS PROPAGANDAS DE RECIFE TEM ASSIM ”RECIFE A CAPITAL DO NORDESTE”

    Curtir

  16. Pernambuco ainda n aprendeu n foi?! Desde as capitanias hereditárias essa galera quer se separar do Brasil! Kkkkk
    A única coisa que ganharam com isso foi perder território e ficar atrás da Bahia em tudo.

    Curtir

  17. Queria saber onde Salvador coloca toda sua riquesa, e capital mais rica do nordeste bem verdade, mas isso não reflete na Bahia. Amo Salvador de crag gente, mas mas a capital parece um favela gigante horrível tive três vezes lá e me deixou muito a desejar, a matéria a qui não fala de riquezas. E de desenvolvimento. Até parece que não prestam a tenção na leitura.

    Curtir

  18. Gente chata, megalomaniaca, sotaque irritante querendo imitar carioca com um chiado nada a ver, dá é vergonha, fora a cidade que fede e os politicos de lá iludem as pessoas dizendo que tudo é o melhor da região e bla bla bla. Única coisa que tem de bom é o aeroporto que só conseguiram que ficasse bom roubando recursos dos outros aeroportos da região, a Infraero só investiu em Recife, escroto e vergonhoso.

    Nordeste não é país pra ter capital, Bahia e Ceará mandaram abraços!

    Curtir

  19. Entenda !

    Se PERNAMBUCO e um estado QUEBRADO?
    Como RECIFE será capital do Nordeste?

    A BAHIA é o 4 estado mais rico da federação.
    Já se sabe disso .

    E perca de tempo vcs pernambucanos ficarem sofrendo é lutando contra uma parede de dinheiro que se chama BAHIA .

    Nao percam tempo com isso gente !

    Cada vez será pior ,por que a Bahia arrecada ela é muito Grande, cada vez mais as médias cidades crescem ,
    Sao 12 rodovias pedagiadas 8 aeroportos e dinheiro de verdade . Não é garganta não, é o dia a dia do lugar.

    Querem um conselho usem a BAHIA que é de vcs tb .

    A briga de vcs agora e com FORTALEZA.

    Paulista realista .

    Curtir

  20. Essa discussão sempre vai existir são três grandes potencias mas sabemos que cada cidade entre essas leva vantagem em algo. Recife tem sim uma maior Região Metropolitana Salvador ainda tem uma grande aglomerado de empresas internacionais , Fortaleza tem sim um PIB que ultimamente que vem superando Salvador e Recife. Agora precisamos ver que Salvador passar por uma série de crises fechou até o Centro de Eventos teve drástica queda em eventos nacionais e internacionais , acabou de perder o Hub da AirFrance?KLM e Gol para Fortaleza.

    Curtir

  21. Fortaleza vem em um crescimento incrível conheço Recife e Salvador a qual gosto muito e sou de Fortaleza. Recife poderia ser a capital pela realidade geografica e importância política como Brasilia mas a Fortaleza e o Estado do Ceara vem mostrando grande evolução procurem o índice de educação em escolas públicas do Nordeste , Ceará tem melhor resultado nos últimos anos . Fortaleza hoje além do Hub da AirFrance/KLM e Gol será também Hub nos cabos de fibra óptica ligando Africa e America do Norte a America do Sul e ainda será Hub na Zona Portuária com o Porto do Pecém chamada de ” Trinca de Hub “.

    Curtir

  22. Fortaleza ainda tem o Maior Terminal Marítimo do Nordeste no Mucuripe , será o maior Aeroporto do Norte e Nordeste e com maior movimentação segundo Infraero, O turismo nem se fala né os resultados que hoje a disputa é entre Salvador e Fortaleza entre as capitais do Nordeste, só para terminar até a Sub Sede da Copa América de 2019 Recife esta preste a perder para Fortaleza . Nosso Nordeste é um potência e mais que ser grandes cidades e ricas é importante que isso se reflita para os mais necessitados dessas cidades e de nossa sofrida região ainda.

    Curtir

  23. E corrigindo uma publicação que um colega e lá em cima Recife não tem o maior Shopping do Nordeste o maior é o Rio Mar Papicu em Fortaleza (sendo o 2 maior do Brasil), depois é o Salvador Shopping (terceiro maior do Brasil) e ai sim vem o Rio Mar Recife e Fortaleza ainda tem o 8 maior do Brasil que é o Iguatemi .
    Arena Castelão (maior do Nordeste) , Arena Fonte Nova ( segunda maior do Nordeste).
    População : 1 Salvador com quase 3 milhões , 2 Fortaleza quase 2 milhões 700 mil e 3 Recife com quase 1 milhão 600 mil.
    Centro de Eventos de Fortaleza segundo maior do Brasil e entre os mais modernos da América.

    Curtir

  24. Recife se enquadra em todos os quesitos, além do mais somos diferente de um certo estado aí, não se envolvemos com “IDOLOTRIA” POVINHO MACUNBEIRO!!!!!!!

    Curtir

  25. Não é necessário nem mencionar o nome desse estado da MACUNBARIA…. BAHIA capital do Nordeste???? NUNCA essa é a vez que eu mudo de país

    Curtir

  26. Muitas mentiras neste texto. O aeroporto não é o melhor do Brasil. O que eles chamam de metrô não passa de trens suburbanos muito piores do que os do Rio e São Paulo. A capital é mal cuidada, suja e mal sinalizada. O centro histórico é um lixo. E o pior, seus políticos estão entre os piores do Brasil. Além disso, muitas ruas nao tem calmamente e falta muita água, rede de esgoto quase não existe.

    Curtir

    1. Sou baiano morei Recife Recife tem que ser a capital do nordeste pelo fato da localização do mapa Recife e nordeste as pessoas falam vice entendesse i outras coisas de tabaréu e uma cidade bonita por mim ela ficava como a capital do nordeste já está Samos nordestino não falamos carioca nem tentamos felizmente baiano e diferente já dizia o poeta independente do baiano ser leste nordeste aonde nós chegamos Samos bem chegado baiano e baiano né

      Curtir

  27. Gente Paes, lembre Petrolina-PE e Juazeiro-BA cidades irmãs, de diferentes estados, mais o sotaque é o mesmo, é tanto que é as cidades é considerada uma só, divididas apenas pelo o Rio São Francisco. Bahia-Pernambuco/ SOMOS TODOS NORDESTINOS não devemos brigar

    Curtir

  28. sou baiano de Salvador, e realmente, Recife é quem tem o perfil de “Capital do Nordeste”. Apesar de ser a terceira maior cidade do Nordeste, é ela quem tem o perfil para assumir tal posto, pois quase todas as gestões de hierarquia federal, fundações e redes privadas relativo ao Nordeste (e alguns casos, ao Norte-Nordeste) estão sediados no Recife! Além de ser realmente a cidade com maior número de convenções e consulados. Não é essa historinha de que é maior ou quem tem mais prédio que vai definir a capital do Nordeste

    Curtir

  29. Aprendi ainda, na escola, em estudos sociais, que não existe cultura superior ou mais importante, e sim culturas DIFERENTES, portanto não é correto achar a cultura do seu lugar superior, então cada um enalteça a sua, sem desmerecer a dos outros!

    Curtir

  30. Capital do lixo isso sim. Nunca vi tanto lixo espalhado nas ruas, em pilhas e montanhas. Fora os esgotos que misturado com o lixo, produz um fedor insuportável. A noite é possível ver muitos ratos pelas ruas.

    Curtir

  31. Tem algumas coisas não verídicas nisso aí, a primeira e mais importante é que recife não é a metrópole mais rica do nordeste, Fortaleza está como cidade mais rica seguida por Salvador, aí sim vem Recife.

    Curtir

  32. O cidadão é de João Pessoa, colado com Recife, e diz não ter influência kkkk…deixa de fantasia, que pra Recife ser capital do NE só devolvendo Salvador pra antiga Região Leste. Salvador não pode ficar em segundo plano diante de Recife jamais.

    Curtir

  33. kkkkkkkkkkkkkkk! Cara, vou falar nada com nada agora… eu sou recifense da gema, já fui três vezes a Salvador, amei todas as vezes, e está na minha lista de viagens sempre. A primeira vez que fui tive crises de riso com a coisas que falam lá, esse “pombo sujo” que vcs falam me fazem bolar no chão, muito engraçado… hahahaha

    Curtir

  34. Tenho tios e primos que moram em Recife, já estive lá por 2 vezes, fui super bem recebido, adorei a cidade, meu irmão mora em Salvador tem pouco tempo , não tive o prazer de ainda conhecer, pois bem , sou de Belo Horizonte e por acaso entrei aqui e fiquei observando os comentários de todos e fiquei pensando por que existe essa rivalidade entre Salvador, Recife e Fortaleza correndo por fora? Pensem que somos brasileiros em primeiro lugar, depois nordestinos, portanto somos iguais. Vocês discutem por qual motivo? Quem é maior nisso ou naquilo, que tem mais isso ou aquilo, gente, quanta bobagem, cada capital tem sua história, sua cultura, seus atributos e principalmente seu povo, que nasceu e mora nessas cidades, vivem nelas e então porque se importar com as outras, cada um cuida dos seus problemas, que não são poucos, e deixe os outros também cuidarem dos seus se vivam, aproveitem as belezas naturais, cultura, enfim, deixem essa rivalidade inútil pra lá, se respeitem. Recado de um mineiro que ficou espantado e até chateado com tantas ofensas inúteis que vi, sem sentido algum.

    Curtir

  35. Meu irmão que está morando em Salvador está adorando a cidade, mora perto da praia do flamengo , ainda terei o prazer de conhecer, eu já morei na Bahia, perto de Vitória da conquista, gosto muito do Nordeste, minha ex cunhada é do Piauí, acho que essas comparações entre vocês não vai levar a lugar nenhum, a história, a geografia não vão mudar jamais, acho todos vocês privilegiados por morarem em uma região tão rica na história, cultura e tantos lugares maravilhosos, praias , culinárias etc,etc, portanto, parem essa discussão e aproveitem a vida.

    Curtir

  36. Pessoal, pra que brigar, todo mundo sabe que os pernambucanos são a Argentina do nordeste, se achando melhores em tudo, vamos deixar que pensem assim, se isso faz tão bem ao ego deles, e que todo o resto do mundo saiba e reconheça em Salvador a cidade mais importante do nordeste.

    Curtir

    1. Gente, não existe esse negócio de capital do Nordeste, como também não existe capital do Sudeste etc. Existe sim, regiões com os seus estados e suas respectivas capitais claro que umas mais desenvolvidas do que as outras. O estados da Bahia é um dos mais ricos do Brasil ficando atrás de: São Paulo, Rio, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Curitiba. Logo compreende-se que, estado rico, capital rica uma vez que toda a economia gerada por um estado é despejada em sua capital. Então, como o estado da Bahia é o maior e mais rico do Nordeste, logo Salvador é a capital mais rica do Nordeste seguida por Fortaleza e depois Recife. Se duvidarem do que digo, é só pesquisar pois está tanto no Google como no YouTube é só ir lá.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s